quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A DRAMATURGIA...








Montar “Brasileiramente, árabe!” tem sido um exercício diário de percepção e associações de imagens. Ao longo dos encontros, atores e direção exploram objetos cênicos e atribuem a eles simbologias, relacionadas às informações adquiridas ao longo do trabalho de pesquisa da professora Karine Jansen. O ponto de partida tem sido as cartas enviadas pelas famílias libanesas ao blog da pesquisa.

http://brasileiramentearabe.wordpress.com


Essas cartas carregam uma multiplicidade de informações, sentimentos e sensações e tornam-se, sobretudo, um rico material para os atores. Nelas, encontramos referências a imigração das familias árabes que desembarcaram no Brasil, por volta do século XIX e inicio do século XX, por motivações políticas. Explorar essas cartas é trazer para o palco a possibilidade de revelar as relações culturais estabelecidas em Belém e no estado do Pará, que contribuem para a formação da nossa história e, consequentemente, da nossa identidade.

“Acreditamos que contribuímos neste projeto, com a memória da cidade e do país ao revelar as camadas culturais de pouca visibilidade social, além de acrescentar um olhar diferente para as culturas árabes e paraense. Pois, se a cultura árabe está exaustivamente exposta na mídia e relacionada a conflitos políticos, econômicos e religiosos, a cultura paraense muitas vezes, está aprisionada em estereótipos incapazes de indicar a sua complexidade e diversidade, tornando pouco conhecida, até mesmo dos paraenses.”

http://brasileiramentearabe.wordpress.com

Um comentário:

  1. Muito interessante o processo de criação de um artista!
    Parabéns para aqueles que desenvolvem tão belo trabalho!
    Beijos,Karla!

    Odilon

    ResponderExcluir