domingo, 31 de janeiro de 2010

Exercitando a criação...

Estamos trabalhando há duas semanas na montagem do espetáculo.Karine e Wlad orientam os trabalhos de concepção e experiementação de imagens que podem compor as cenas. Foram sugeridos alguns exercícios com materiais como tecidos, mosqueteiros, varas... Esses exercícios buscam fazer associações com idéias de imigração, luta pela sobrevivência numa terra desconhecida, esperança, bem como com a construção de uma identidade hibridizada. O trabalho dos atores é árduo e exige força fisica, noção de equilibrio, controle da respiração, e acima de tudo muita doação.

Alguns exercicios realizados:


1) Batida dos pés como um sapateado- Os atores pressionam os pés sobre o chão e o tecido, através de batidas que remetem a um movimento de pés sobre o barro. Com essa movimetação, aos poucos, os atores vão entrando na atmosfera do trabalho, buscando a concentração necessária.




2) Corrida no pano- Três tecidos são espalhados pela sala e cada ator movimenta o seu numa corrida que vai sendo acentuada aos poucos. Nela, os atores arrastam os tecidos que adquirem diferentes formatos.Em seguida, Claudio Didiman entra em cena como uma espécie de “ladrão do tecido” e assim começa o que Karine chamou de “pira-pano”, na qual todos devem proteger seus tecidos do pé alheio. Esse exercicio que aparentemente é uma grande brincadeira proporciona aos atores o domínio sobre o tecido e contribui também para a interação do grupo.



3)Dobrar, desbobrar, exibir e dobrar novamene o tecido- Esse exercicio expõe uma das habilidades típicas dos árabes que é a habilidade com o comércio, pois sabemos que muitos imigrantes, ao chegarem no Brasi, trabalharam com vendas de mercadorias nos chamados regatões. É necessário que os atores dominem o movimento de dobradura do tecido, de modo que os seus corpos estejam totalmente envolvidos no jogo e nas imagens sugeridas pelos movimentos.Atrelado ao movimento da dobra do tecido, os atores exercitam a contação de histórias, fazendo referências às cartas dos descendentes libaneses que foram enviadas ao blog da pesquisa.





4) Exercício da Tempestade- Com os tecidos presos às varas os atores fazem movimentos de um lado para o outro da sala. Atribuindo às imagens a idéia de deslocamento, de partida. Os tecidos também parecem sugerir velas de barcos. A grande dificuldade dos atores tem sido o peso da vara atrelado ao tecido, porém estamos buscando materiais alternativos que possam facilitar esse movimento.

2 comentários:

  1. Parabéns, Karlinha. O blog tá ficando lindo ;)
    Bjim.

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  2. Meu pai conta que a venda pelo rio era sazonal, de nava na alta do Amazonas, meu bisavô passava uma parte do ano juntando capital para investir em mercadorias.
    Uma vez o batelão afundou... o povo passou baixo por lá, segundo seu José!!

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